Sobre as Aulas

Filosofia de Ensino

Você tocará músicas ao piano desde a sua primeira aula, a partir de uma abordagem moderna do ensino deste instrumento. Espero que você encontre em seu curso de piano uma atividade prazerosa e instigante, na qual possa desenvolver toda a sua musicalidade. Você será direcionado a aprender a aprender, desenvolvendo o gosto pela música, sendo constantemente desafiado a superar seus limites.

Quais são os materiais necessários para as aulas?

  • Piano acústico ou eletrônico, ou teclado (que tenha no mínimo 5 oitavas e seja sensitivo – sensibilidade de toque para forte e fraco).
  • Um caderno de Música grande.
  • Uma pasta catálogo (com plásticos) para a organização das partituras.

Qual é o programa de ensino utilizado?

O programa a ser desenvolvido nas aulas de piano é flexível e adequado para cada aluno. Trabalho com diferentes gêneros musicais, dentre os quais sugiro a ênfase na música erudita. Você tocará por partitura, mas também aprenderá a tocar por cifras e a realizar pequenas improvisações, a fim de desenvolver toda a sua potencialidade neste instrumento musical.

Como acontecem as aulas de teoria musical?

As aulas de teoria ocorrem juntamente com as aulas práticas, a medida em que os tópicos são apresentados nas obras estudadas. Assim você não apenas tocará piano, mas compreenderá também o que estará tocando e será capaz de realizar interpretações das obras de uma maneira bem fundamentada, justificando suas escolhas.

Como posso me dedicar para obter um melhor rendimento em minhas aulas?

Todos irão aprender, mas aprenderá mais rápido a tocar quem conseguir manter uma rotina de treino em casa. Os estudos de cada semana são devidamente orientados e registrados no caderno a cada encontro comigo. Recomendo 4 a 5 dias da semana de estudo, com a duração de meia hora cada, ou 15 minutos no caso de crianças até 9 anos.

Qual a idade mínima da criança para se estudar piano?

A dúvida sobre qual a idade mais apropriada para se iniciar o estudo de um instrumento musical não possui uma resposta simples. Assim, não podemos apontar para um período em específico, mas destacamos que o comprometimento com a música deve estar de acordo com a capacidade e o estágio de desenvolvimento da criança (LEHMANN et al., 2007, p.34-35). Eu conclui em minha pesquisa de mestrado que crianças de 5 e 6 anos já podem – e é recomendado – iniciar o curso. Para isso, no entanto, o professor que irá trabalhar com elas deverá estar bem preparado tecnicamente e pedagogicamente. É importante conhecer as características de desenvolvimento de cada faixa-etária. Crianças pequenas requerem uma abordagem de ensino diferenciada, baseada no lúdico, o que envolve inclusive, a escolha das músicas que serão tocadas.